terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Wayne Bartholomew vai sair da presidência da ASP




Após 10 anos como presidente da ASP Internacional, o australiano Wayne “Rabbit” Bartholomew, 54 anos, anunciou na quinta-feira, 28 de janeiro, que não irá se candidatar para mais um pleito no próximo mês de março, quando termina seu mandato a frente da principal entidade do surfe mundial.

“Depois de profunda consideração, decidi não buscar um quinto mandato como presidente da ASP”, afirmou Bartholomew. “Eu parto da ASP cheio de sentimentos positivos. Depois de 36 anos vivendo no esporte, esta decisão é de extrema importância para mim. Eu sinto que é o tempo certo e parto na plenitude da minha efetividade. Talvez, eu poderia dizer à altura da minha popularidade no mundo de surfe”.

Bartholomew foi uma figura central do surfe profissional durante mais de três décadas. Como um jovem australiano, o elegante goofy-footer fez chover sobre a cena internacional nos anos 70, faturando o título mundial na terceira edição do circuito, em 1978, quando o esporte ainda era comandado pela extinta IPS (International Professional Surfers), antes da criação da ASP (Association of Surfing Professionals) em 1986.

“Wayne foi o mais perfeito articulador e um embaixador para o esporte”, diz Richard Grellman, presidente do Conselho Administrativo da ASP. “Ele sempre representou com integridade e sinceridade a ASP. Ele é o visionário que reinventou a competição para transformá-la no Circuito dos Sonhos (Dream Tour). Graças a ele, nós hoje temos um circuito global nas melhores ondas do mundo, então lhe devemos uma montanha de obrigados”.

O verdadeiro “Rei de Coolangatta” competiu 12 anos como surfista profissional, conquistou o título mundial em 1978 e foi top-5 por 8 anos consecutivos. Nos 36 anos dedicados ao esporte, Bartholomew também colecionou os títulos mundiais nas categorias Master (1999) e Grand Master (2003) da ASP, por 11 anos foi representante dos surfistas na Diretiva da ASP, foi o representante regional da ASP na Austrália por 8 anos, viveu 4 anos como CEO/President e em março encerra uma década como Presidente da ASP Internacional.




“Todos meus papéis e especialmente meu tempo como presidente, foram uma experiência recompensadora para mim”, confessou Bartholomew. “Eu considero um privilégio e uma honra ter ocupado este cargo de grande responsabilidade e ter trabalhado ao lado de um grupo de indivíduos muito dedicados e talentosos”.

Bartholomew orquestrou a mudança do ASP World Tour de locais metropolitanos com ondas fracas e pequenas, para as melhores ondas do planeta, resultando no que hoje é chamado é Dream Tour, o Circuito dos Sonhos.

“Eu tenho uma profunda afinidade com o surfe profissional e minha viagem pessoal correu um curso paralelo com a evolução do esporte”, disse Bartholomew. “Isto me deixa com um sentimento de grande satisfação e estou confiante sobre o futuro do surfe profissional. Obrigado por me permitirem servir ao esporte na qualidade de Presidente de ASP por todos estes anos”.

No momento, a administração da ASP vai analisar o papel de Presidente para o futuro, bem como os candidatos potenciais para o cargo também. Embora a decisão da saída de Wayne Bartholomew certamente será muito sentida por tudo que ele já fez e pela pessoa que ele é.

“Assim que me falaram da decisão, eu voei direto para a casa dele para tentar convencê-lo a ficar”, conta Brodie Carr, CEO da ASP Internacional. “Porém, entendo a posição dele completamente e tenho que respeitar sua vontade. Com um olho no teclado e o outro na arrebentação, ele é a alma absoluta da ASP”.

“Rabbit viveu para os surfistas e sempre colocou o interesse deles/delas em primeiro lugar”, recorda Carr. “O conhecimento dele e sua memória sobre o esporte são impressionantes. Obrigado por tudo Rabbit, vamos sentir falta de você companheiro!”.

Tradução e adaptação do texto de Dave Prodan
Diretor de Mídia da ASP International

João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America – joao@aspsouthamerica.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário