terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Lixo na rede



Pescadores serão fiscais da natureza
em operação de coleta de lixo no mar

Iniciativa promoverá a sensibilização dos pescadores para a coleta de resíduos no mar


O módulo “Lixo na Rede”, do Projeto Marinas, ligado ao Projeto Ambiental Estratégico Onda Limpa, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, será lançado na próxima segunda-feira, 02.02, às 14 horas, na Escola Municipal Doutor Esteves da Silva, localizada na Rua Jordão Homem da Costa, 02, no Centro de Ubatuba, Litoral Norte. A iniciativa conta com o apoio da Agência Ambiental Unificada de Ubatuba que reúne técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB e do Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais – DEPRN.

O objetivo da ação é sensibilizar e promover uma parceria com os pescadores locais para o recolhimento do lixo “pescado” pelas redes quando jogadas ao mar. A Petrobrás está analisando o projeto para estabelecer uma troca do lixo recolhido por um vale óleo diesel.

Os locais para desembarque dos resíduos serão na Ilha dos Pescadores, no Píer do Saco da Ribeira e no Píer de Itaguá.

Em cada local será instalado um ponto de pesagem, com balança suspensa. Os pescadores que aderirem ao passarão por uma capacitação para conhecerem a metodologia de trabalho e os fundamentos do projeto. A oficina será realizada pela CETESB e pela Associação Socioambientalista Somos Ubatuba – ASSU. A idéia é fornecer a cada embarcação 10 sacos reaproveitáveis de 100 litros cada, que serão fornecidos pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo – Fundação Florestal.

Para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, os resíduos plásticos presentes no mar são os responsáveis pela morte de um milhão de aves marinhas todos os anos. Esses resíduos, que incluem ainda vidros, metais e madeiras, segundo os próprios pescadores, serão recolhidos pelas embarcações cadastradas e destinados em contêineres específicos, disponibilizados pela Prefeitura de Ubatuba, município no qual será desenvolvida a fase piloto do projeto. Ficará a cargo da prefeitura realizar a coleta do material diariamente em cada um dos três pontos. Os resíduos serão encaminhados para o centro de triagem e reciclagem da prefeitura, localizado na praia da Maranduba.


Texto: Valéria Duarte
Fotografia: Agência Ambiental Unificada de Ubatuba

Colaboração: Rodrigo Roveri

Sem comentários:

Enviar um comentário