domingo, 15 de fevereiro de 2009

São José dos Campos versus Downhill / Freeride

Já faz quase 3 anos (em abril fazemos 3 anos!) que mantenho o site XRides, uma das questões que me deixam mais inconformado, mais me motiva e ao mesmo tempo deixam todos nós de mão atadas são as que perguntam: "Por que diabos não temos local decente para prática de DH/FR em São José dos Campos?".

Aproveitei esse fim de semana chuvoso, minha dor de garganta, e o ódio de ter que passar mais um fim de semana sem fazer droga nenhuma, pra escrever sobre isso e responder de vez essa questão que acredito que não seja exclusividade de São José dos Campos.

Talvez isso, de algum modo, provoque alguma faísca naqueles que querem andar numa pista legal. Talvez isso desperte alguma compreensão naqueles que não conhecem o esporte que praticamos. Talvez eu termine esse texto com menos ódio de tudo isso, ou pior ainda, nada aconteça e continue tudo igual. Talvez tudo que eu vou dizer não seja compreendido por ninguém.

Vamos lá: "Por que São José dos Campos não possui um local decente para prática de DH/FR?

Vou listar abaixo e depois explicarei item a item:

  1. Porque se fala muito e se faz pouco;
  2. Porque uma pá ou enxada não fazem nada sozinhas;
  3. Porque apenas 2 ou 3 pessoas infelizmente não fazem a diferença;
  4. Porque a maioria dos bikers são muito educados;
  5. Porque empresários de forma geral (salvo alguns) apenas sugam o esporte;
  6. Porque não há investimento no esporte;
  7. Porque não há postura;
  8. Porque a sociedade não entende o esporte;
  9. Porque não há incentivo;
  10. Assim a lista não acaba com 9 itens... :P

Motivo 1: Porque se fala muito e se faz pouco.

É a velha história, falar menos e fazer mais. Uma pista não nasce sozinha. A força do pensamento não é capaz ainda de construir rampas, curvas e buracos. Desligue seu Playstation, Xbox, pare de assistir Faustão, pare de reclamar que não tem onde andar pelo msn ou em fóruns de bike. Tire sua bunda do sofá, chame a galera, junte algumas ferramentas, e cave. Cave muito.

Motivo 2: Porque uma pá ou enxada não fazem nada sozinhas.

Ferramentas são objetos inanimados. Não são vivos. Apenas cabo de madeira já foi vivo um dia, mas atenção...não é mais! Mesmo se fosse, ele não saberia o que fazer...

Segure firme a enxada ou pá e cave. Aliás já te dou uma dica: a melhor ferramenta para se construir pista é uma pá reta, ou o bobcat... mas nesse caso já estaria pedindo demais.

Junte os montes de terra e teste-os passando com a bike em cima seja lá que obstáculo for o que você estiver construindo. O fato de você estar começando a andar agora e blá, blá, blá não justifica a desculpa de que você não sabe construir rampas. Não sei de onde tiram que é obrigação dos veteranos construir pistas, a obrigação é de todo mundo.

Quando comecei a fazer as algumas pistas eu também não sabia andar e nem como devia ser uma rampa, uma curva. Enfie a enxada e faça o buraco, depois teste ficou bom? Ótimo. Não ficou? Veja o que fez errado e teste alguma solução. Se alguém reclamar do que você fez entregue a enxada para a pessoa e diga: "você que entende faça para nós...".

Motivo 3: Porque apenas 2 ou 3 pessoas infelizmente não fazem a diferença.

Vou tentar ser breve nesse, por experiência prória: sozinho você irá construir 2 ou 3 rampinhas no máximo. Quando estiverem prontas vão aparecer 100 bikers para andar, depois quando as rampas estiverem estragadas de tanto uso, com certeza você vai querer que todos ajudem a reformá-las, não mais que a obrigação de cada um. Porém todos os 100 bikers que apareceram vão ter algum compromisso nos finais de semana que você agitou para a reforma das rampas.

E adivinhe! quando as rampas estiverem arrumadas todos estarão liberados dos seus compromissos tão importantes!

Uma coisa que não entra na cabeça dos bikers é que, apesar de bike ser um esporte individual, dependemos muito da ajuda entre si. Infelizmente 2 ou 3 não farão a diferença no esporte. Lembre-se estou falando de um lugar decente para se andar...não de 3 rapinhas e 2 curvinhas no terreno baldio ao lado.

Motivo 4:Porque a maioria dos bikers são muito educados.

Educação. Educação é muito bom ter. Mas pra construir pistas você precisa esquecer isso que te ensinaram. Sim seja egoísta: cave antes dos outros, mais que os outros, faça rampas maiores que os outros, não peça "por favor" para empunhar uma enxada, apenas pegue e saia cavando. Cobre aquele que não ajuda. Muita educação atrapalha, fica um deixando para outro, é muita frescura, é simpatia demais.

Motivo 5: Porque empresários de forma geral (salvo alguns) apenas sugam o esporte

É o que sempre digo "lojistas e empresários parecem galinhas esperando que alguém bote o ovo para que elas nasçam". De vez em quando vejo algumas lojas e marcas agitarem alguma coisa, mas aqui na região nunca vi, exceto alguns eventos de XC que ainda assim a grande ajuda foi disponibilizar uma caramanhola de brinde para o primeiro lugar. Eu mesmo quando fazia XC já ganhei 3 revistas velhas numa corrida de enduro da Caloi...

Querem ganhar dinheiro nas nossas costas mas não provocam o mercado, querem que a gente o faça. Na hora de vender são os grandes "entendedores" mas na hora de fazer acontecer se recolhem e "são apenas mais um reprimido, humilde e sofrido biker que ama e tenta viver do esporte..." Me poupem, ou melhor poupem o esporte dessa falsa choramingação.

Motivo 6: Porque não há investimento no esporte.

Brasil é o país do futebol. Uma bola custa 15 reais. Qualquer coisa empilhada formam duas traves. No máximo você torce o pé.

Bike é transpote para comprar pão. Tente explicar porque sua bike custa 3 mil reais e a do supermercado 150. Tente achar um lugar perto para você usar todo o potencial da sua bike. Você no mínimo vai torcer o pé.

Entendeu? Qual vai vender mais?...Junte tudo isso com lojistas/empresas sangue-sugas que prejudicam ainda mais o mercado.

Junte também o próximo motivo.

Motivo 7: Porque não há postura.

O único jeito de um esporte crescer de verdade é o mesmo ser comercialmente viável.

E o nosso esporte por natureza dispensa o que as empresas mais exigem que é a postura, responsbilidade.

No nosso esporte é "legal" falar palavrões, fazer merda, se gabar como um idiota por ter quebrado o fêmur, sair se jogando feito um louco como se não houvesse uma técnica, e nem vou entrar no mérito do uso de drogas...

Imagine você, um empresário querendo investir uma grana alta em um piloto, mas esse só faz besteira, e nem ao menos sabe dar uma entrevista. Você investiria nele?

Não quero generalizar dizendo que todos são assim, como disse é natural do nosso esporte assumir uma postura mais relaxada, mais descolada, e isso é uma das coisas mais legais dele pois permite conhecer diversos tipos de pessoas. Mas essa é uma linha muito tênue, que muitos não sabem diferenciar. Muito menos quem nos assiste. E acabam tendo a visão errada e preconceituosa que descrevi no parágrafo acima.

Motivo 8: Porque a sociedade não entende o esporte.

Me desculpem, mas a coisa mais chata que tem é assistir uma corrida de Downhill. Não pelo o esporte em si, mas sim pelo formato que os eventos são realizados. Eu e mais alguns conhecidos que entendemos as regras e praticamos o esporte não gostamos de assistir. Imagine quem está tendo o contato com ele pela primeira vez que apenas vê uma parte muito pequena do evento e se quiser ver mais vai ter que se enfiar no meio do mato. No evento não há narração, não mostra o tempo dos pilotos que acabaram de realizar sua corida, e não sabe qual piloto está passando, o resultado é divulgado horas depois do fim da corrida.

Outra coisa é que nosso esporte possui um apelo visual muito forte, são bikes legais, roupas bacanas, atitudes radicais...Tudo isso chama atenção de muitas pessoas, muitas pessoas estranhas, curiosos e os famosos manos com seu "cigarrinho do capeta".

Tudo isso nos poucos locais públicos contruídos por bikers, ou seja não regularizados. Isso assusta quem mora na região, um bando de maloqueiros. Chamam a polícia, a prefeitura e destroem tudo que foi constrído pelos bikers para ptraticar esporte, não para fazer baderna...

Resumindo. A sociedade não entende o que fazemos. Quando é um evento regularizado esses são mal organizados. Quando são frutos da atitude de alguns pilotos somos julgados pelas más atitudes de curiosos e taxados de loucos e drogados.

Motivo 9: Porque não há incentivo.

Junte todos os motivos acima e conclua você mesmo. Os problemas superam o que temos de bom.

E o pior é que esses problemas existem em conseqüência do pensamento pequeno de muitos, muitos que só pensam neles mesmos, e nada fazem para o esporte.

Já ajudei bastante e posso ajudar mais. Porém só darei meu suor por uma causa organizada e com o compromisso de todos.

Fonte: www.xrides.com.br

1 comentário:

  1. É verdade ARM!
    Estou iniciando na modalidade, mas já sei como é, e sei que isso tem solução.

    No BMX foi e é assim também e ainda tivemos que birgar por pistas onde só se podia andar de Skate, isso em pistas públicas. Graças a união e força de vontade de alguns algumas pistas foram liberadas.
    Respondendo pelo menos os motivos 1, 3, 7 e 8 da sua lista.

    Gostaria de ver isso contecendo no DH/FR também.

    ResponderEliminar